terça-feira, 7 de dezembro de 2010

BIOGRAFIA DO CANTOR BARRERITO

Carlos Alberto Mangabinha Ribeiro, o Mangabinha, nascido na cidade de Corinto-MG em 1942 é o único integrante remanescente da formação original desse trio que se formou em 1973 e aproveitou a trilha aberta por Léo Canhoto e Robertinho para inovar a Música Sertaneja em diversos aspectos, como a temática do repertório e a instrumentação, mas sem ferir totalmente nem fugir demasiadamente das Raízes.

Mangabinha foi “bóia-fria” no Interior Mineiro e, com apenas 8 anos de idade, começou a tocar a sanfona de oito baixos, em 1950, apresentando-se em festas e forrós da região.

Em 1970, Mangabinha trocou sua Corinto natal pela Capital Mineira e, em Belo Horizonte-MG formou um trio juntamente com Gino e Geno, trio esse que chegou a lançar um LP.

Foi no ano de 1973 que Mangabinha trocou a Capital Mineira pela Capital Paulista, onde atuou na Rádio Nove de Julho, ocasião na qual aconteceu a primeira formação do Trio Parada Dura, juntamente com Delmir e Delmon.

Com Mangabinha, Delmir e Delmon, o Trio Parada Dura lançou três LP’s pela gravadora Chororó, em seus dois anos de duração, nessa formação inicial. Desconheço qualquer remasterização em CD desses primeiros discos, os quais possuem indubitavelmente um indiscutível valor histórico.

Em 1975, dois anos após sua formação, aconteceu a primeira alteração no Trio Parada Dura, com as saídas de Delmir e Delmon, que foram substituídos por Benzito e Barrerito (Élcio Neves Borges, nascido em São Fidélis-RJ em 22/10/1942 e falecido em Belo Horizonte-MG em 12/08/1998).

Com essa nova formação, o Trio Parada Dura gravou, até o ano de 1987, três LP’s pela gravadora Chororó (“Mineiro Não Perde o Trem” (1976), “Casa da Avenida” (1977) e “Homem de Pedra (1978)) e 10 LP’s pela Copacabana (dentre os quais, “Cruz Pesada” (1978), “Castelo de Amor” (1979), “Blusa Vermelha” (1980) e “Barco de Papel” (1984)).

Nesses oito anos, o conjunto fez bastante sucesso com as músicas “Não Quero Piedade” (Ronaldo Adriano - Zé da Praia - Barrerito), “Homem De Pedra” (Correto - Creone), “O Doutor E A Empregada” (Roniel - Augusto Alves Pinto), “Fuscão Preto” (Jeca Mineiro - Atílio Versutti), “Panela Velha” (Moraezinho - Auri Silvestre), “Avião Das Nove” (Praense - Ado), “As Andorinhas” (Alcino Alves - Rossi - Rosa Quadros) (a música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página), “Mineiro Não Perde O Trem” (Juquinha - Silveira), “O Carro E A Faculdade” (Sulino - José Fortuna), “Soraia” (Zé Mulato - Aristeu - Barrerito) e “Bobeou… A Gente Pimba” (Jotha Luiz - Cesar Augusto - Barrerito), apenas para citar algumas. Sem dúvida, o período de maior sucesso do trio.

Em Março de 1982 um acidente aéreo levou Barrerito à cadeira de rodas. Depois disso, ele acabou saindo do conjunto e, em seu lugar, entrou seu irmão Parrerito, o qual permanece até hoje no grupo.
Biografia enviada por ale_sdr em 2/4/2009

Você Sabia?

Curiosidade O cantor e compositor sertanejo Barrerito, ganhou quinze discos de ouro. Paraplégico há dezesseis anos, Barrerito era muito vaidoso. Gostava de usar anéis e colares de ouro, além de cortes de cabelo inusitados. Em 1991, foi preso depois de atirar em um frentista que riu de sua aparência incomum. Barrerito morreu em Belo Horizonte, em 1998 aos 56 anos de idade.

20 comentários:

  1. AONDE EXISTE UM PROGRAMA QUE LEMBRA DO BARRERITO? NÃO CONHEÇO NENHUM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd concordo com voc ...Pois barrerito marcou e contina marcando a vida das pessoas ...

      Excluir
    2. Ta passando a história dele na Record agora

      Excluir
    3. O brasil inteiro se lembra do cantor das andorinhas O melhor cantor que o Brasil Já teve. O trio parada Dura sem Barrerito ficou bem devagar. Sou fã Desse Trio, Mas, o homem era fera.

      Excluir
  2. è verdade gosto muito de sua músicas principalmente cadeira amiga e onde estão meus passos.

    ResponderExcluir
  3. tai um que foi uns dos grandes herós do brasil

    ResponderExcluir
  4. mentira barrerito não faleceu em BH seu ultimo shou foi na cidade mineira de Capinópolis seguindo para Itumbiara goias a onde passou mau encaminhado para Uberlândia falecendo no caminho

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A compositora Nilza Carvalho diz ser a esposa de barrerito ate 1990. ja a Cantora Eliana barrerito diz ser sua esposa desde o acidente em 1982 até o momento. Entre 1982 até 1990 ele tinha 02 esposas? Fiquei confuso agora. E seus filhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba minha amiga foi esposa dele tbm

      Excluir
    2. Caramba minha amiga foi esposa dele tbm

      Excluir
    3. Eu fui esposa do Barrerito de 1983 até 1990, após essa data que essa outra pessoa passou a conviver com ele.

      Excluir
    4. O acidente aéreo aconteceu no dia 06 de setembro de 1982, não foi em março.

      Excluir
    5. Volto a repetir , fui esposa do Barrerito até 1990, pra que mentiras,? acho um absurdo isso

      Excluir
  11. EM ENTREVISTA NO PROGRAMA DO RATINHO, BARRERITO DISSE QUE FOI UMILIADO PELO MANGABINHA,MESMO ASSIM SEU IRMÃO ENTROU EM SEU LUGAR ACHO ESTRANHO

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir